Olá! Que bom que você está conectado na pastoral da família.

Que Deus te abençõe!



terça-feira, 12 de junho de 2012

Namoro: uma conexão da paixão e o amor!

Será que o namoro vai dar certo? Quando a conexão da paixão e o amor acontecem...

Para saber se um namoro tem futuro vale a pena observar, dialogar e evitar a pressa.Que a gente deve planejar a vida, todo mundo sabe. Mas, sendo mais específicos, como podemos planejar um namoro? Usando a cabeça e a Palavra de Deus como base, naturalmente. Podemos começar pensando em quatro questões importantes:1. Por que namorar?2. Com que idade posso começar a namorar?3. Com quem eu devo namorar?4. Até onde posso ir em meu namoro?A seguir, você verá algumas dicas para responder a estas perguntas.Para começar...

Olhos se cruzam, um certo charme paira no ar, e aquele sorriso discreto traz um clima de expectativa e surpresa... a paquera está rolando! Podemos dizer que ela é a ante-sala de um namoro. É o momento para conversar, conhecer o outro, encontrar afinidades, saber seus sonhos e alvos. Mas sempre de uma forma discreta, pura e sem malícia. Apenas o descobrir de uma nova amizade, sem a preocupação de um envolvimento físico. Assim, depois de muita observação de valores, pode se chegar à conclusão sobre se vale ou não a pena investir em tal pessoa e se há retorno por parte dela.Por que namorar?Depois da paquera, vem o namoro, que é um período muito importante e deve ser levado a sério em nossas vidas.

A sua base deve ser firmada num amor de verdade, e não em uma paixão desenfreada. É o tempo das descobertas. Descobrir o máximo sobre como é o outro, sua personalidade, seu temperamento, seu caráter, suas afinidades e seus hábitos.

Mande seu comentário!
Um abraço!

Curso de noivos em Chalé

Os casais: Dleon Trindade Campos e Aline Inez Cesário, Rafael Assis de Miranda e Vanessa Aparecida Gandes Silva, Renan Ambrósio Rodrigues Trindade e Ana Cláudia Carvalho de Oliveira, José Ferreira Otit Júnior e Diana de Carvalho Soares Barbosa, Eudabe Geraldo Pereira e Daniela de Melo Dias, Vanil de Almeida Barrada e Simone Augusta de Souza.

Os noivos fizeram o curso de noivos no dia 21 de abril de 2012.

Eles gostaram do encontro e disseram sair do encontro com a certeza que a direção do caminho certo é seguir os conselhos de quem já experienciou a vida a dois. (Diana e José Jr.)
Viemos aqui pela necessidade de refletir melhor sobre nossas escolhas. (Rafael e Vanessa)
A nossa expectativa era conhecer melhor como fazer o planejamento familiar. (Dleon e Aline)
Viemos aqui para nos prepararmos melhor para viver uma vida a dois. (Simone e Vanil)

Cada palestra abordava um tema diferente: 1ª) sacramento da igreja: o matrimônio e orientações pastorais; 2ª) os sonhos para o futuro, as finanças do casal; 3ª) o diálogo na vida da família; 4ª) O valor da igreja na vida do casal, 5ª) paternidade responsável, por que se preparar para o casamento? 6,ª) Planejamento familiar. Em todas elas, os conselheiros reforçavam a necessidade do diálogo entre os noivos.
Dê um conceito (precisa melhorar, bom, ótimo) para :
Organização do evento: 62,5% acharam ótimo e 37, 5% bom;
Acolhimento: 62,5% acharam ótimo e 37, 5% bom
Espiritualidade: 75% - ótimo e 25% - boa
Músicas: 50% - ótimo e 50% - bom
Dinâmicas: 87,5% - ótimo e 22,5% - bom
1ª palestra: 75% - ótima e 25% - boa
2ª palestra: 62,5% - ótima e 37,5 % - boa
3ªpalestra: 62,5% - ótima e 37,5 % - boa
4ªpalestra: 62,5% - ótima e 37,5 % - boa
5ªpalestra:62,5% - ótima e 37,5 % - boa
6ªpalestra:_62,5% acharam ótimo e 37, 5% bom

quinta-feira, 15 de março de 2012

Avaliação do 1º Encontro de Namorados

O primeiro casal, Gislene e Valtiano, a entregar a avaliação do primeiro encontro de namorados, promovido pela pastoral da família. Eles acharam que foi ótimo o encontro. Segundo Valtiano o encontro ajudou-o a entender o que é de fato o namoro. Disse ainda que para alguns pode ser um momento passageiro, mas, para outros pode se tratar de um amor eterno. Para sua namorada, a Gislene, o primeiro encontro serviu para entender a proposta da Igreja e a preocupação com os namorados. Namoro não é só ficar nos beijos e abraços. Mas, sim apostar num diálogo sincero para o conhecimento mútuo. Relatou também que não se pode ter sentimento de posse, em relação ao outro. O amor é paciente e prestativo. O verdadeiro amor consiste em não fazer ao outro aquilo que não queremos que nos faça: a regra de ouro descrita em Mt 7, 12.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Casais presentes ao enconto de namorados

Um evento do setor pré-matrimonial da Pastoral da Família da paróquia de NS do Amparo de Chalé-MG. Aconteceu no dia 19 de fevereiro de 2012, com a duração de 8 horas.
Daniele e Eudabe - Comunidade NS da Penha
Penha do Coco
Francismeire e Fábio - Comunidade NS do Amparo
Chalé

Ana Cláudia e Renan - Comunidade NS da Penha
Penha do Coco




Bismarck e Natalice- Comunidade de São João Batista - Cachoeirão



Láyra e Wagner - Comunidade de São José - Professor Sperbert
Tatiane e Robson - Comunidade NS da Penha
Penha do Coco
Ana Cláudia e Wallace - Comunidade NS da Penha
Penha do Coco

Daniela e Fernando - Comunidade NS da Penha
Penha do Coco





Lucas e Dilma - Comunidade de NS da Penha
Penha do Coco



Neto e Ronáyra - Comunidade NS do Amparo Chalé-MG

Deivid e Juliana - Comunidade NS do Amparo
Chalé-MG

Tamires e Idimar - Comunidade NS da Penha
Penha do Coco
Rafael e Vanessa - Comunidade NS da Penha
Penha do Coco


Gislene e Valtiano - Comunidade NS do Amparo
Chalé-MG