Olá! Que bom que você está conectado na pastoral da família.

Que Deus te abençõe!



sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Boda de diamante de Maria Inêz e Zaire

Todas as datas são importantes para serem celebradas pelo casal. Principalmente, nos dias atuais, quando a família está se formatando, cada vez mais, de forma diferente, celebrar a data do casamento é especial para o cristão. Um casal que vive este sacramento, e cria seus filhos na igreja, é exemplo de fé e continuidade da ação de Jesus na terra.
"Boda (pronuncia-se "bôda") é a festa que celebra o aniversário de casamento. No Brasil. é costume dizer Bodas, no plural. As bodas de prata (vinte e cinco anos de casamento) e de ouro (cinqüenta) são as mais conhecidas e comemoradas.
... Mas enquanto as comemorações dos primeiros aniversários de casamento passam-se na intimidade, em geral as bodas maiores assumem um caráter eminentemente social. É quando a comemoração exige maior brilho e maior destaque. Em geral, não só a família, mas todos os amigos são convocados para participar do acontecimento". 

Homenagem ao casal, Zaire e Maria Inêz, nas bodas de diamante.

Há 60 anos duas vidas se entrelaçaram para formar uma família que é o motivo maior para renovarem o compromisso de amor que as uniu pelas bênçãos e graça de Deus.
Parabéns!
Chalé-MG, 28 de dezembro de 2013
Padre Agnel Martins Alves - pároco
Pastoral Familiar da paróquia Nossa Senhora do Amparo e CPP


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Avaliação de 2013 e planejamento para 2014


PASTORAL DA FAMÍLIA
Animador Geral da pastoral família: Carlos
55 participantes
       Assessor eclesiástico:  Pe. Agnel
Casal coordenador geral: Carlos e Niuza.
Casal vice coordenador: Alicio Jr . e Miralda .
Secretária: Maria  Raposo de Freitas
Casal coordenador pré-matrimonial: João Lúcio e Elci.
Casal coordenador pós-matrimonial: Nilza e Carlos.
Casal do setor casos especiais: Amilton e Valquíria.
Ações positivas em 2013:           
A formação da equipe da pastoral familiar.
As reuniões com a parceria da paróquia de Lajinha;
Participação das bodas: de diamante, de ouro, de prata de fieis da paróquia e outras celebrações;
Confecção de cartões de visitas (para os demais grupos que fazem visita levarem o cartão com oração, mensagem e com os horários de funcionamento das diversas pastorais e de missa)
Curso de noivos (a avaliação dos noivos foram todas positivas)
Encontro de casais com Cristo – ECC em Lajinha. E as reuniões continuaram após o curso com os cinco casais, semana sim semana não. E nas semanas que não tem reunião é feito visitas em nome da pastoral familiar.
O que não foi bem, ou não se realizou em 2013 (previsto no plano da pastoral):
As reuniões mensais pararam de acontecer;
A maioria dos casais escolhidos não compareceram às reuniões;
2º encontro de namorados foi bem preparado mas, não houve participação.
Não impletamos os subsetores de cada setor da pastoral: pré e pós-matrimonial e casos especiais
E nas celebrações de casamento, aniversários, batizados ainda não há a participação efetiva da PF.
Planejamento para 2014.
Providenciar as vestes litúrgicas para a pastoral familiar e fazer escala de casais para casamentos, batizados e eventos onde a família é importante.
Confeccionar material de apoio e/ou subsídio para as cerimônias de casamento, aniversários e bodas e com sugestões musicais.
Promover um curso de noivos, um ECC, um encontro com casais (1 dia) para os tres setores: pré e pós-matrimonial e casos especiais.
Marcar reuniões trimestrais com todos da PF no salão paroquial. Nos demais meses manter uma reunião mensal em cada comunidade com os membros dos setores e sub-setores da pastoral. 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

15 anos de Sarah e Tobias

Os gêmeos são filhos de Roberto Fulanete e Elisa Amélia Garonci. A ação de graças foi celebrada na matriz Nossa Senhora do Amparo no dia 15 de setembro de 2013. A pastoral familiar da paróquia comemora junto com a família esta data tão importante.
Na missa os aniversariantes deixaram transparecer o respeito e amor que tem pela família, em especial aos avós, octagenários, e que receberam bela homenagem dos dois.

O bem-estar dos idosos
No Capítulo IX, objeto dessa nossa série de artigos, os idosos são contemplados.
Vejamos o Documento:
"O acontecimento da apresentação no templo (cf. Lc 2, 41-50) coloca-nos diante do
encontro das gerações: as crianças e os anciãos. A criança que surge para a vida, assu-
mindo e cumprindo a Lei, e os anciãos, que a festejam com a alegria do Espírito Santo
Uma celebração da Palavra de Deus, da família, da comunidade. Parabéns à família Garonci e Fulanete.

Vale lembrar aqui o que o Documento de Aparecida recomenda aos cristãos agirem no cotidiano:
[...] No capítulo IX: "O acontecimento da apresentação no templo (cf. Lc 2, 41-50) coloca-nos diante do
encontro das gerações: as crianças e os anciãos. A criança que surge para a vida, assumindo e cumprindo a Lei, e os anciãos, que a festejam com a alegria do Espírito Santo. Crianças e anciãos constroem o futuro dos povos. As crianças porque levarão adiante a história, os anciãos porque transmitem a experiência e a sabedoria de suas vidas." (447)
"O respeito e gratidão aos anciãos deve ser testemunhado em primeiro lugar por sua própria família. A Palavra de Deus nos desafia de muitas maneiras a respeitar e valorizar os mais idosos e anciãos. Convida-nos, inclusive, a aprender deles com gratidão e acompanhá-los em sua solidão e fragilidade. A frase de Jesus: "pobres, vocês sempre terão, e poderão socorrê-los quando quiserem" (Mc 14,7) pode muito bem entender-se deles, porque fazem parte de cada família, povo e nação. No entanto, muitas vezes, são esque-
cidos ou descuidados pela sociedade e até mesmo por seus próprios familiares." (448) "Muitos de nossos idosos gastaram a vida pelo bem de sua família e da comunidade, partir de seu lugar e vocação. Muitos, por seu testemunho e obras, são verdadeiros discípulos missionários de Jesus. Merecem ser reconhecidos como filhos e filhas de Deus, chamados a compartilhar a plenitude do amor e a serem queridos em particular pela cruz de suas doenças, da capacidade diminuída ou da solidão. A família não deve
olhar só as dificuldades que traz a convivência com eles ou o ter que atendê-los. A sociedade não pode considerá-los como peso ou carga. É lamentável que em alguns países não haja políticas sociais que se ocupem suficientemente dos idosos já aposentados, pensionistas, enfermos ou abandonados. Portanto, exortamos a criação de políticas sociais justas e solidárias, que atendam a estas necessidades." (449)

Vendo a Sarah entrando na igreja com seus avós e sabendo da relação de amor que os nutre lembrei-me do texto acima que nos exorta a atitudes com esta de amar, respeitar, cuidar, e orgulhar dos idosos que fazem parte de nossas vidas.
É o que Jesus fez!
Por Sílvia Müller - agente da Pastoral Familiar
O bem-estar dos idosos
"O acontecimento da apresentação no templo (cf. Lc 2, 41-50) coloca-nos diante do
encontro das gerações: as crianças e os anciãos. A criança que surge para a vida, assu-
mindo e cumprindo a Lei, e os anciãos, que a festejam com a alegria do Espírito Santo
O bem-estar dos idosos
No Capítulo IX, objeto dessa nossa série de artigos, os idosos são contemplados.
Vejamos o Documento:
"O acontecimento da apresentação no templo (cf. Lc 2, 41-50) coloca-nos diante do
encontro das gerações: as crianças e os anciãos. A criança que surge para a vida, assu-
mindo e cumprindo a Lei, e os anciãos, que a festejam com a alegria do Espírito Santo
O bem-estar dos idosos
No Capítulo IX, objeto dessa nossa série de artigos, os idosos são contemplados.
Vejamos o Documento:
"O acontecimento da apresentação no templo (cf. Lc 2, 41-50) coloca-nos diante do
encontro das gerações: as crianças e os anciãos. A criança que surge para a vida, assu-

domingo, 25 de agosto de 2013

História de Valdir e Celeste e 50 anos de evangelização de Valdir





















Valdir Batista de Oliveira, é filho de Antônio Tavares e Constância Batista de Oliveira. Aos 22 anos, casou-se com Maria Celeste Ambrósio, filha de Moacir Ambrósio Trindade e Lucília Ambrósio Ribeiro Trindade.
Casaram-se no dia 31 de agosto de 1961, e, contrariando toda a superstição de então, completam agora os 50 anos de um matrimônio feliz, gerando uma família com 11 filhos e 22 netos e 2 bisnetos. Todos educados na mesma fé, no amor e na união.
Seus pais moravam em Água Limpa. Ambos criados na igreja católica. As celebrações da palavra e estudos bíblicos eram realizadas na escola da comunidade. Se casaram aos 22 anos, na Igreja Santa Rita de Cássia, que foi construída devido a uma promessa à Santa Rita feita por Sebastião Ambrósio Rodrigues, com a ajuda de Antônio Tavares de Oliveira, Antônio Ambrósio Pereira entre outros. Valdir era da Congregação Mariana e Celeste das Filhas de Maria. Estavam sempre juntos nas celebrações, rezas de terço, e festas da igreja. Casaram-se em 1963 e foram morar em Santaninha. Aprenderam a rezar em latim para ajudar nas missas que eram celebradas em Chalé.
Em 1964 nasce o primogênito Carlos Antônio.
Com o Concílio Vaticano II, iniciaram-se os estudos de formação de leigos missionários. O primeiro curso realizado em Água Limpa, sobre a Igreja de Jesus Cristo, foi ministrado por Alípio Jacinto da Costa.
A primeira pessoa a qual Valdir ensinou o que aprendeu nesse curso, foi à Celeste, que não participou, pois Carlos tinha apenas 3 meses de idade.
Encontro religioso emÁgua Limpa– Pe . Geraldo Silva e Alípio - 1963
Nasceram em Água Limpa: Rita, Ronaldo, Márcio e Valéria.
Valdir participou de curso da Boa Nova no seminário de Caratinga e de treinamento em Vargem Grande. Nos anos 70 foi realizada uma missão: onde Valdir foi para duas comunidades, com João Rodrigues. Foram enviados também para a cidade de Eugenópolis para repassar o curso da Igreja de Jesus Cristo, com a intenção de preparar a comunidade para receber A Boa Nova, ministrado por Alípio.

Por incentivo de seu pai, Antônio Tavares, Valdir mudou-se com a família para o Córrego do Ouro, no município de Manhumirim, para trabalhar como administrador de fazenda para Dalton Heringer.
Lá iniciaram uma comunidade, onde se faziam estudos bíblicos e uma vez por mês o padre José Lopes, de Manhumirim, celebrava a Santa Missa na escola da comunidade.

 Encontro religioso em Água Limpa com padre Geraldo Silva e Alípio em 1963

No Córrego do Ouro, em Manhumirim-MG, nasceram Ademir e Andréia.  Após quatro anos mudaram-se para Laranja da Terra, onde permaneceram por 2 anos. E lá nasceu Patrícia.
Enfim vieram para Chalé... Aqui participaram ativamente da Igreja, tornando-se, Valdir, coordenador da Matriz Nossa Senhora do Amparo. Mesmo com muitos filhos e muito trabalho nunca se esqueceram da fé, tendo sempre espaço para a Igreja em sua vida.
Criaram o Grupo dos Doze, composto por homens que se reuniam uma vez por mês, cada dia em uma casa, para estudar os documentos da igreja e o Atos dos Apóstolos. Faziam mutirões para ajudar as pessoas da comunidade.
Participou de diversos Cursos de Base para a implantação das CEBs, que com o apoio do Pe. Mayrink, tomou forma e força em toda a Paróquia. Se preparava e melhorava sua formação religiosa em Vargem Grande, com Alípio e João Rezende, e depois no MOBON em Dom Cavate. Por intermédio de Pe. Mayrink ministrou cursos para as lideranças em São Barnabé, Santo Antônio do Manhuaçu, Pocrane, Tabajara, a comunidade de origem de nosso pároco, padre Agnel.
Valdir participou também da vida comunitária e como vereador contribuiu para a elaboração da atual Lei Orgânica Municipal.
Em 2008 teve que ausentar-se dos trabalhos da comunidade... Sua filha caçula precisava de sua presença, e foi para Muriaé, onde permaneceu por um ano e oito meses, até que a filha concluísse seu curso na faculdade, mostrando que fé e vida devem sempre andar juntas e que o amor à família não tem limites.
Juntamente com Celeste, por muitos anos trabalhou na pastoral familiar, nos cursos de noivos e de preparação para o batismo.
Celeste, mulher de fé e consciente da necessidade de operários para a messe, foi sempre sua incentivadora, jamais o impediu de atender a um chamado a serviço da igreja.
O trabalho de Evangelização ultrapassou as fronteiras da comunidade, e do município... Por muitos anos realizou cursos de preparação para Semana Santa, Campanha da Fraternidade e Natal, tendo, nesses 50 anos de evangelização, passado por todas as comunidades dos municípios de Conceição de Ipanema, Mutum e São José do Mantimento. Sua devoção a Maria, como exemplo de fé, sempre ficou clara em seus ensinamentos... E é a Ela a quem recorremos neste momento.
Por Priscilla Ambrósio de Oliveira
Parabéns, Valdir e Celeste! E que aquele SIM de Maria que inspirou vocês na aceitação do chamado à vida matrimonial e a vida de leigos engajados na evangelização, seja sempre uma certeza na vida de vocês.
Que Deus os abençoe!
Homenagem da Paróquia Nossa Senhora do Amparo
Da Pastoral Familiar e CPP 24/08/2013

domingo, 21 de julho de 2013

26 de Julho é dia dos avôs e avós

                                                                                       Por Sílvia Ambrósio Pereira Müller
Aos avós desejamos  um dia feliz juntos às suas famílias, se possível, com muito carinho, amor  e sobretudo o reconhecimento por tudo que fizeram e fazem e o quanto são importantes para todos!
Os avôs e avós nos passam experiências com paciência, boa vontade e felicidade. São eles, nos dias atuais, muitas vezes que educam seus netos, para os pais trabalharem e a casa sustentar. Ou mesmo quando abandonados pelos pais que não querem se sacrificar.
Sempre ofertam amor, nunca pensam em si mesmos. Viveram e vivem pelos filhos.
E muitos vivem com o salário devido que a aposentadoria lhes garante. Dizem que um pai cuida de dez filhos e dez filhos não cuidam de um pai. Há casos em que filhos e mesmo cuidadores aproveitam da renda dos avós/idosos e fazem empréstimos, financiamentos bancário em nome deles, e mais tarde os deixam com salários diminuídos pelas prestações que aqueles que fizeram as dívidas, não as assumem.
È o lado triste das relações famílias com seus idosos.
Felizmente não é a realidade em todas as famílias. Em muitos lares, católicos ou não, existem diversos exemplos de avós/idosos que são bem tratados, respeitados nos seus direitos. Filhos, netos, bisnetos que se orgulham tanto dos patriarcas/matriarcas da família que deixam muito felizes, quem os observa, seus vizinhos, parentes, comunidade.
 Feliz é a família, a comunidade que respeita os idosos/ os avôs e avós  e a eles dedicam parte de seu tempo em atenção e carinho, amor. Para estas famílias, comunidades o estatuto do idoso nem precisaria existir, pois por ação e consciência de cristãos, são amorosos e dedicados àqueles que são os pilares da sociedade atual.
Valorizar, respeitar, amar e cuidar, sobretudo cuidar da saúde, dos remédios, das consultas periódicas, da alimentação saudável, dos exercícios físicos, da alegria de estarem no meio de nós. Estas atitudes equivalem ao do bom samaritano. Uma igreja samaritana e solidária com as pessoas da terceira idade.
Parabéns aos avôs e avós de todas as idades! Aos mais jovens e mais velhos! Avós que são jovens pela idade ou pela forma de encarar a vida: com toda a gana de viver!
A Pastoral da Família dedica a vocês todo reconhecimento que merecem. Medalha de ouro para todos, nesta Olimpíada da vida, onde venceram muitos obstáculos, porque contaram sempre com a força daquele que é a razão, o foco e centro de nossa fé: Jesus Cristo!
Parabéns a todos vocês!
Por isso nunca é demais dedicar aos avôs e avós uma data em especial, salientar a importância do seu  papel nas famílias e agradecer a  presença entre nós! Manifestar publicamente a gratidão que não pode, nem deve ser calada ou esquecida!
Um grande abraço da pastoral da família e do padre Agnel - aos nossos avós, aos presentes e aos que ainda há pouco, ou há muito, partiram e de quem sentimos tantas saudades!

Chalé, 26 de julho de 2013

Equipes da Pastoral Familiar da PNSA de Chalé-MG
Assessor eclesiástico:  Pe. Agnel
Casal coordenador geral: Carlos e Niuza .
Casal vice coordenador: Alicio Jr. e Miralda.
Secretária: Maria Raposo de Freitas
Casal coordenador pré-matrimonial: João Lúcio e Elci.
Casal coordenador pós-matrimonial: Nilza e Carlos.
Casal do setor casos especiais: Amilton e Valquíria, Genésio e Iraci.
Pré-matrimonial: Roberto e Vera, Sebastião e Rosane, Evandro e Célia, Lucília e Marcelino, Ademar e Ginalva , José Maria  e Alzira , Ana Maria e ,Maria do Carmo e Ivânio .
Pós – matrimonial: Antônio e Rosilene ,Marli e Roberto , Amilton e Valquiria , Vinim e Maria,]uninho  e Franciane , Vicente e Maria , Alicio júnior e Miralda.
Sub – setores: Silvia e Arim, José Maria e Sônia, Alicio e Isabel, Ronaldo e Eliete, Ozahir e Madalena , João de Castro e Maria Estevão , Júlia e Arídaltom, Herádilo e Mauricia.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

80 anos de Dona Izaura

Uma festa bonita da família Brito, mostrando a unidade e o amor pela matriarca.
Dona Izaura uma mulher forte, guerreira. Ficou viúva ainda jovem e sozinha criou seus filhos/as e deu exemplo de amor aos filhos e à natureza. O cuidado com a saúde, plantando horta e colhendo verduras e legumes para sua alimentação é outra característica de sua personalidade e atitude diante da vida.
Mulher religiosa está sempre na igreja, nas celebrações eucarísticas e fazendo amizades com os padres da paróquia acolhendo-os com carinho. Como artesã, fez muito crochê,  e ano passado presenteou  o padre Agnel com uma bonita estola branca.
No dia 31 de maio recebeu as homenagens, ao final da missa, de parentes e amigos que vieram de Lajinha para abrilhantar o evento, ao som de uma sanfona e outros instrumentos musicais.
Parabéns à Dona Izaura por sua bonita família e história de vida.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Novos agentes da pastoral familiar na paróquia de Chalé-MG


No dia 26 de abril, a Pastoral Familiar-PF de Chalé se configurou de acordo com as orientações nacional da CNBB, da PF diocesana e da  PF da forania de Ipanema. Após várias reuniões, num período de um ano, ficou assim:
Assessor eclesiástico:  Pe. Agnel Martins Alves
Casal coordenador geral: Carlos e Niuza .
Casal vice-coordenador: Alicio Jr e Miralda .
Secretária: Maria  Raposo de Freitas
Casal coordenador pré-matrimonial: João Lúcio e Elci.
Casal coordenador pós-matrimonial: Nilza e Carlos.
Casal do setor casos especiais: Amilton e Valquíria.
Sub – setores:
Pré-matrimonial: Roberto e Vera, Sebastião e Rosane, Evandro e Célia, Lucília e Marcelino, Ademar e Ginalva, José Maria  e Alzira, Ana Maria e , Maria do Carmo e Ivânio .
Pós – matrimonial: Antônio e Rosilene, Marli e Roberto, Amilton e Valquiria, Vinim e Maria, ]uninho  e Franciane, Vicente e Maria, Alício Júnior e Miralda .
Casos especiais: Silvia e Arim, José Maria e Sônia, Alicio e Isabel, Ronaldo e Eliete, Ozahir e Madalena, João de Castro e Maria Estevão, Júlia e Arídalton, Heráclito e Maurícia, Genésio e Iraci .

        A próxima reunião será no dia 24 de maio às 19h, no salão paroquial, com a presença de casais de Lajinha. O casal coordenador da forania de Ipanema, Taila e Juliano, é que presidirá a reunião e dando o norte para o trabalho dos três setores da pastoral da família.


domingo, 14 de abril de 2013

Bodas de Diamante

Foto: ENTRADA DO CASAL TIA MARGARIDA E TIO JOSÉ GOMES... UM CHARME!!!
Foto por: Fátima Ambrósio
Margarida e José

Foi no dia 13 de abril de 2013 às 18h30 na capela Nossa Senhora da Penha-Penha do Coco/Chalé-MG


Bodas de Diamante – 60 anos de muito amor à família e à comunidade
Margarida Ambrósio Trindade Amorim, nasceu em Água Limpa/Chalé-MG, em 1929.  Participava com seu pai das rezas nas casas, em Água Limpa, como era de costume da época. Não existiam capelas.
Conheceu José Goulart Amorim aos 14 anos, em 1943. José Goulart Amorim nasceu em Iúna/E.S, em 1929. Filho de José Gomes de Amorim e Jovelina Goulart de Amorim. José Goulart ficou conhecido, portanto, pelo nome de seu pai, José Gomes. E todos o chamam assim até hoje.  Margarida e José Gomes se casaram no dia 08 de abril de 1953. O casamento foi realizado, em Água limpa, pelo padre Rivadávia da Silva Gomes.
São pais de cinco filhos, tem 15 netos, quatro bisnetos e 12 bisnetos do coração. Depois do concílio vaticano II, em 1965, Margarida ajudou a celebrar a primeira missa na língua portuguesa,  na comunidade de Penha do Coco. As missas, portanto, passaram a ser mais participativas...
 
... Eles sempre acolheram com amor os familiares. A família é um presente de Deus, as razões de suas vidas, concluem os dois, depois de sessenta anos de convivência.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Bodas de casamento em 2013

Todas as datas são importantes para serem celebradas pelo casal. Principalmente, nos dias atuais, quando a família está se formatando, cada vez mais, de forma diferente, celebrar a data do casamento é especial para o cristão. Um casal que vive este sacramento, e cria seus filhos na igreja, é exemplo de fé e continuidade da ação de Jesus na terra.
"Boda (pronuncia-se "bôda") é a festa que celebra o aniversário de casamento. No Brasil. é costume dizer Bodas, no plural. As bodas de prata (vinte e cinco anos de casamento) e de ouro (cinqüenta) são as mais conhecidas e comemoradas.
... Mas enquanto as comemorações dos primeiros aniversários de casamento passam-se na intimidade, em geral as bodas maiores assumem um caráter eminentemente social. É quando a comemoração exige maior brilho e maior destaque. Em geral, não só a família, mas todos os amigos são convocados para participar do acontecimento".

Na paróquia Nossa Senhora do Amparo, no ano de 2013, comemoram as bodas, os casais:
15º - Bodas de Cristal de José e Valdeneide, comemoraram na celebração da Palavra do dia 03 de janeiro de 2013. José é Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística. Valdeneide é professora.
 

16º- Bodas de Safira ou Turmalina de Juarez e Cristiana, no dia 04 de janeiro, celebraram a bodas na missa do apostolado da ORAÇÃO. Eles tem dois filhos: Jean e Ana Luísa. Dona Lilite, presenteou a Cristiana com um lindo bouquê de rosas brancas


20º - Bodas de Porcelana de Sônia e Daniel, no dia 08 de janeiro. A Sônia é coordenadora na matriz de N. Sª do Amparo. Sônia e Daniel tem duas filhas: Daniela e Gabriela.

Parabéns aos casais!