Olá! Que bom que você está conectado na pastoral da família.

Que Deus te abençõe!



domingo, 21 de julho de 2013

26 de Julho é dia dos avôs e avós

                                                                                       Por Sílvia Ambrósio Pereira Müller
Aos avós desejamos  um dia feliz juntos às suas famílias, se possível, com muito carinho, amor  e sobretudo o reconhecimento por tudo que fizeram e fazem e o quanto são importantes para todos!
Os avôs e avós nos passam experiências com paciência, boa vontade e felicidade. São eles, nos dias atuais, muitas vezes que educam seus netos, para os pais trabalharem e a casa sustentar. Ou mesmo quando abandonados pelos pais que não querem se sacrificar.
Sempre ofertam amor, nunca pensam em si mesmos. Viveram e vivem pelos filhos.
E muitos vivem com o salário devido que a aposentadoria lhes garante. Dizem que um pai cuida de dez filhos e dez filhos não cuidam de um pai. Há casos em que filhos e mesmo cuidadores aproveitam da renda dos avós/idosos e fazem empréstimos, financiamentos bancário em nome deles, e mais tarde os deixam com salários diminuídos pelas prestações que aqueles que fizeram as dívidas, não as assumem.
È o lado triste das relações famílias com seus idosos.
Felizmente não é a realidade em todas as famílias. Em muitos lares, católicos ou não, existem diversos exemplos de avós/idosos que são bem tratados, respeitados nos seus direitos. Filhos, netos, bisnetos que se orgulham tanto dos patriarcas/matriarcas da família que deixam muito felizes, quem os observa, seus vizinhos, parentes, comunidade.
 Feliz é a família, a comunidade que respeita os idosos/ os avôs e avós  e a eles dedicam parte de seu tempo em atenção e carinho, amor. Para estas famílias, comunidades o estatuto do idoso nem precisaria existir, pois por ação e consciência de cristãos, são amorosos e dedicados àqueles que são os pilares da sociedade atual.
Valorizar, respeitar, amar e cuidar, sobretudo cuidar da saúde, dos remédios, das consultas periódicas, da alimentação saudável, dos exercícios físicos, da alegria de estarem no meio de nós. Estas atitudes equivalem ao do bom samaritano. Uma igreja samaritana e solidária com as pessoas da terceira idade.
Parabéns aos avôs e avós de todas as idades! Aos mais jovens e mais velhos! Avós que são jovens pela idade ou pela forma de encarar a vida: com toda a gana de viver!
A Pastoral da Família dedica a vocês todo reconhecimento que merecem. Medalha de ouro para todos, nesta Olimpíada da vida, onde venceram muitos obstáculos, porque contaram sempre com a força daquele que é a razão, o foco e centro de nossa fé: Jesus Cristo!
Parabéns a todos vocês!
Por isso nunca é demais dedicar aos avôs e avós uma data em especial, salientar a importância do seu  papel nas famílias e agradecer a  presença entre nós! Manifestar publicamente a gratidão que não pode, nem deve ser calada ou esquecida!
Um grande abraço da pastoral da família e do padre Agnel - aos nossos avós, aos presentes e aos que ainda há pouco, ou há muito, partiram e de quem sentimos tantas saudades!

Chalé, 26 de julho de 2013

Equipes da Pastoral Familiar da PNSA de Chalé-MG
Assessor eclesiástico:  Pe. Agnel
Casal coordenador geral: Carlos e Niuza .
Casal vice coordenador: Alicio Jr. e Miralda.
Secretária: Maria Raposo de Freitas
Casal coordenador pré-matrimonial: João Lúcio e Elci.
Casal coordenador pós-matrimonial: Nilza e Carlos.
Casal do setor casos especiais: Amilton e Valquíria, Genésio e Iraci.
Pré-matrimonial: Roberto e Vera, Sebastião e Rosane, Evandro e Célia, Lucília e Marcelino, Ademar e Ginalva , José Maria  e Alzira , Ana Maria e ,Maria do Carmo e Ivânio .
Pós – matrimonial: Antônio e Rosilene ,Marli e Roberto , Amilton e Valquiria , Vinim e Maria,]uninho  e Franciane , Vicente e Maria , Alicio júnior e Miralda.
Sub – setores: Silvia e Arim, José Maria e Sônia, Alicio e Isabel, Ronaldo e Eliete, Ozahir e Madalena , João de Castro e Maria Estevão , Júlia e Arídaltom, Herádilo e Mauricia.